sábado, 31 de maio de 2008

Licor Beirão, a bebida de Portugal




O licor Beirão é a mais portuguesa das bebidas. E está de novo na moda, se é que alguma vez dela saiu.

Bebe-se no bar fumarento dos intelectuais boémios, no restaurante fino, e na casa de pasto à beira da estrada.

Produzida por José de Oliveira Carranca Redondo, a bebida espirituosa ficou na memória colectiva do povo deste belo cantinho da Europa pelo slogan “O Licor de Portugal".

No entanto, uma variante dizia “O Beirão de que todos gostam". Dado que António de Oliveira Salazar era "Beirão" de nascimento, consta que pediu ao seu Secretário Sollari Allegro para indagar se o slogan lhe poderia ser dedicado.

Acontece que Carranca Redondo era anti-salazarista e republicano convicto. Festejava sempre o 5 de Outubro com uma salva de 21 tiros e dava uma grande festa. Para enganar os pides e bufos do regime dizia que a festa era para comemorar a seu aniversário de casamento.

Se o velho de Santa combadão soubesse, talvez hoje já não houvesse o famoso licor para deliciar os convivas no bar fumarento dos intelectuais boémios, no restaurante fino e na casa de pasto à beira da estrada.

Depois da jorna, ao cair da tarde algarvia, que bem que sabe um penalti para aquecer a caldeira, na esperança que um dia isto mude.

1 comentário:

Ko & theonetoo disse...

Soube ainda esta semana que a ilustre casa do Redondo Beirão é aqui à beirinha. Ele há cada uma...