terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dunia Branca





Maria Branca dos Santos (Portugal- 1902 - 1992) mais conhecida por Dona Branca, foi a famosa "Banqueira do Povo" que causou um enorme escândalo financeiro nos anos 80 em Portuga

D. Branca recebia depósitos acrescidos de 10% de juros quem aplicasse as suas poupanças e concedia empréstimos a juros elevados. Esta medida foi crucial para a sua expansão da sua actividade. Num ápice, fosse rico ou pobre, desde pescador a empresário, todos se recorriam à "Banqueira do Povo" como passou a ser conhecida.

A Março de 1983, o semanário "Tal & Qual" divulga a sua actividade e os seus métodos sendo também notícia na imprensa internacional.

D. Branca conseguiu em muito pouco tempo quadriplicar o seu poderio económico. Centenas de pessoas dirigiam-se para aos seus escritórios para obterem o juro de 10 % mensal que fazia concorrência ao juro oficial da banca que era de 30 % ao ano.

O crescente levantamento das contas à Banca oficial e o depósito à actividade da "Banqueira do Povo" alarmaram o Banco de Portugal e o Governo prevendo-se a muito curto prazo a bancarrota na banca. O Ministro das Finanças, Ernâni Lopes, estratégicamente, foi à televisão advirtir e acautelar os portugueses. Resultado disso foi o deslocamento de centenas de pessoas a quererem reaver o seu dinheiro depositado o que imediadamente gerou uma confusão incontrolável e um pânico estrondoso. Os seus escritórios estavam amontoados de sacos com dinheiro e o não controlo da situação levou a que gananciosamente os colaboradores sacassem o dinheiro que conseguissem bem como conseguirem passar os bens imobiliários para o seu nome.

Visto que alguns dos colaboradores da "Banqueira" estavam envolvidos no mundo do crime, um deles, Manuel Manso, era suspeito de um assalto de uma ourivesaria tendo furtado cerca de 3 quilos de ouro. Numa apreensão à sua residência foi encontrado um cofre contendo 60 mil contos em dinheiro vivo e dezenas de cheques no valor de 90 mil contos.

Pouco tempo depois devido ao estado débil de saúde, da idade avançada e por ter sido reduzida a pena saiu em liberdade vivendo até à data da morte num lar, cega e ironicamente na miséria.

Foi a enterrar ao Alto de São João acompanhada de apenas 5 pessoas...



1 comentário:

Hemant Saluja disse...

Hi
This bike is comfortable. Its mileage is very good. I want to buy it.


===================================
ashish
look4ward