segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Autódromo Internacional do Algarve, ou o admirável novo mundo

Sim, senhor. Projectado para ser um dos melhores e mais modernos circuitos europeus, o Autódromo Internacional do Algarve já colocou os arredores de Portimão na vanguarda da tecnologia.

A envolvência é perfeita. Em termos de urbanismo, arquitectura paisagista e ordenamento do território, até os mais críticos dos críticos sorriem e concordam que se trata de uma simbiose perfeita entre a excelência da nova pista de corridas e a salada de pitoresco em redor.

Repare-se bem (repito - repare-se bem) no nível de vida dos locais. À volta da nova catedral do desporto motorizado, tem surgido uma revolução na vida de todos os nativos. Por isso, muitos dos novos abastados deslocam-se nas mais fantásticas e velozes duas rodas do país (mundo?). Sem o autódromo, nada disto seria possível.

Qual principado do Mónaco, a Mexilhoeira Grande, bem mais luxuosa e atractiva é hoje internacionalmente reconhecida como a capital europeia da velocidade.

O vai5, blog entusiasta do autódromo, da economia do hipermercado e do centro comercial, deixa aqui alguns instântaneos da realidade motociclistica de luxo vivida pelos locais. Sem o autódromo, que seria da vida destas pessoas? Farrapos de existência? Espelhos da precariedade? Aqui não há nada disso, amigos leitores. É com betão e CO2 que se constrói o presente e o futuro. Esfregonas na mão esquerda e acelerador a fundo na direita.

Finalmente, depois deste documentário na nova Riviera do barlavento, queremos também expressar a nossa admiração pelo autarca Manuel da Luz, o mais visionário presidente de Câmara do sul da Península Ibérica por ter sabido apadrinhar esta obra de progresso que se insere tão bem na região, como os anjos no Paraíso, onde aliás, terá certamente um apartamentozinho ou dois à sua espera (generosamente dados por Deus nosso senhor, e São Gonçalo da Luz de Tavira, santo padroeiro dos construtores, empreiteiros e agentes imobiliários no Céu).

Encontramo-nos nos semáforos, em Portimão.

Sem comentários: