segunda-feira, 21 de junho de 2010

Feedbequizando o futuro


As aulas do curso de Novas Oportunidades que Geraldino Goulart Gonzaga frequentava com assiduidade e esmero vieram dar-lhe um outro alento para poder enfrentar os difíceis desafios que o mundo em crise lhe tinha vindo a colocar. Estudava com afinco e algum desprendimento intelectual as disciplinas de motivação empresarial e marketing intuitivo copiando a cartilha à mão, treinando de uma só vez o espirito e a escrita:

"O termo feedback é utilizado na eletrônica e significa retroalimentação.

Nas empresas, o feedback é utilizado como uma ferramenta extremamente útil na condução das relações humanas.
As pessoas se comunicam umas com as outras e dão feedback de suas ações e atitudes constantemente.
O feedback dentro de uma organização é importante para a manutenção de um bom clima organizacional.
Para que um feedback se torne útil é preciso que ele seja: descritivo (que tenha a essência do tema), específico (mostrando objetividade), compatível com as necessidades do comunicador e do receptor (que atenda a cada um de maneira igualitaria), dirigido (não vale carapuça, é necessário indicar claramente a quem esta dirigido o feedback), solicitado (sempre estar disponivel quando solicitado), oportuno (para que haja fluência no relacionamento) e esclarecido (o outro lado precisa saber exatamente que se trata de um feedback).
A dificuldade de receber feedback está no fato de não aceitarmos nossas ineficiências, neste sentido, podemos dizer que quanto menor o nivel de feedback em uma organização, menor seu nível de transparência e consequentemente maior indice de ineficiência, ainda que imbutida.
Já o dar feedback é dificultado quando há conflitos de interesses, levando a situações pessoais indesejáveis para o bom andamento das empresas.
As pessoas em sua grande maioria não estão preparadas para receber feedback ,sendo assim, as empresas e seus líderes devem estimular esta cultura entre seus colaboradores.
Para que as empresas superem estas dificuldades é preciso: estabelecer relação de confiança entre os funcionários, reconhecer o feedback como um processo que leva tempo e uma boa educação corporativa, aprender a ouvir, aprender a dar feedback de forma habilidosa.
O Feed-Back é importante para facilitar o relacionamento interpessoal, sem esta ferramenta dificilmente uma organização poderá sustentar suas atividades, porém, o Feed-Back deve ser o ideal, ou seja, deve ser feito de uma forma que haja um melhor retorno de uma pessoa para outra, que seja entendido o resultado das ações e das melhorias desenvolvidas neste relacionamento.
Enfim, o Feed-Back torna-se uma ferramenta fundamental para o sucesso do administrador moderno."

Enquanto a roupa suja era lavada ele encasquilhava estas teorias esperançado num mundo melhor, mesmo que fosse só lá para 2013...

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