quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dilemas dentro do capacete

Ética. Trata-se de uma disciplina normativa que tem como objectivo estabelecer os princípios, regras e valores que devem regular a acção humana, tendo em vista a sua harmonia. Num grande número de filosofias estes princípios, regras e valores aspiram a afirmarem-se como "imperativos" da consciência como valor universal. A ética preocupa-se não como os homens são, mas como devem ser. Em qualquer caso o homem é entendido como a autoridade última das suas decisões.

Moral. Trata-se do conjunto de valores que uma dada sociedade ao longo dos tempos foi formando e que os indivíduos tendem a sentir como uma obrigação que lhes é exterior.

Esta distinção está longe de ser consensual. Para alguns filósofos trata-se apenas de dois aspectos de uma só coisa. A ética é a teoria e a moral é a sua realização prática.

O Socras é que me lixa vida, depois de me calibrar uma fortuna por causa das mais-valias, moer centos de euros em impostos sobre o trabalho agora para melhorar as condições de vida toca a martelar desta feita para a autarquia mais um balúrdio para o IMI. Não há moralidade! gritou Turpentino Miranda a caminho de Odiáxere.

Sem comentários: