segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Grandes iluminados I - O rei Salomão




Influênciados pelo programa «Câmara Clara» da RTP2 e pela grelha matinal da TVI aos domingos, e de modo a elevar os temas discutidos neste espaço humilde e sem grande interesse que lhe valha, vamos tentar elevar o nível de não-sei-quê, grandes iluminados e coiso e tal.

Na minha mentalidade de background judaico-cristã, numa vertente fundamentalista importada dos Estados Unidos da América e imposta à força no meu subconsciênte por uma avó bastante fundamentalista, há alguns episódios biblicos que penso com mais frequência que gostaria de o fazer.

A primeira tem a ver com Moisés. O facto de o mar egeu se abrir para ele caminhar, é uma coisa espantosa. Nem a melhor ficção-científica foi capaz de se lembrar de tal coisa. Além disso, este homem foi iluminado ao ponto de ver a face de Deus, senhores.

A segunda tem a ver com a actual crise.

Segundo as escrituras sagradas, ninguém foi maior que o rei Salomão.

Vejam:

"Salomão tinha também quarenta mil manjedouras para os cavalos dos seus carros, e doze mil cavaleiros".

"Ora, Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos multiplos, como a areia que está na praia do mar"

"A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios"

"Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor. Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco."

Não sei que era Etã, o ezraíta, nem Hemã ou os filhos de Maol, mas este homem par mim é um dos grandes iluminados da Humanidade.

A minha será - será que este grande iluminado da Humanidade, compreendeu a mente de Eva?
Se eu fosse Salomão, trocaria todas as manjedouras, apenas pela chave que abre e fecha (não é aquilo que vocês pensam) a mente feminina.
Então sim, seria Rei. Luz, iluminado.







Sem comentários: