domingo, 30 de março de 2008

Templo de Diana


As motorizadas Diana eram fabricadas em Sangalhos (freguesia portuguesa do concelho de Anadia, Aveiro) pelos armazéns "Fausto Carvalho".

Uma das características que distingue estas relíquias é o curioso logotipo, que parece saído de um episódio do Flash Gordon, ou qualquer outro herói de ficção científica dos anos 50. Uma flecha, um arco, um cometa e um homem voador. Será que o criador era fã astronomo ou fã da aeronáutica? Ou imaginara chegar às estrelas nestas fantásticas máquinas de duas rodas?

Talvez a resposta nunca se saiba. Mas consta que que em anos de muitas vendas, o fabricante de Sangalhos não tinha capacidade de produção para dar resposta às encomendas.

Assim, para dar conta do recado, recorria frequentemente aos serviços de outros fabricantes. Isto explica o facto de existirem Dianas fabricadas pela Macal, pela EFS e por outras marcas.

Segundo um antigo funcionário da Diana, citado num forum de entusiastas, diz que devido à falta de máquinas apropriadas para curvar o tubo do quadro, os operários recorriam ao enchimento dos mesmos com areia, aqueciam-nos ao rubro com um maçarico de gás propano e pressionavam-nos contra um molde.
A ser verdade, mostra que na revolução industrial lusa, o engenho mais importante é sempre o improviso. E também prova que o choque tecnológico já é uma coisa antiga.

Muitas Dianas foram fabricadas na Rua do Comércio Sangalhos (EN 235). Anos mais tarde, foram as instalações foram ocupadas pelos armazéns "Castros & Moura", distribuidores das bicicletas e motorizadas Marvil e importadores das inglesas Raleigh!

Neste momento, encontram-se desactivadas, tal como quase todo o tecido produtivo nacional, quais templos de Diana de um país improdutivo.

Pelo contrário, e para bem das futuras gerações de motociclistas, esta Diana recusa-se a ser desactivada. Talvez um dia chegue às estrelas!

3 comentários:

Sérgio Miguel M. Lobo Cruz disse...

Boas
Também tenho uma diana e de momento estou a restaurá-la.
Faltam-me no entanto algumas peças: Varões laterais que são fixados onde també m se fixam os amortecedores, o stop, os 4 símbolos do depósito (o de borracha e o de metal) e o símbolo do guarda-lamas dianteiro. Tem algum contacto onde eu possa arranjar estes elementos? Obrigado
Sérgio Cruz (smlobos@gmail.com)

Anónimo disse...

Caro amigo Sérgio. infelizmente não posso ajudá-lo, este é um blog sem apetrechamento prático, de não especialistas. O nosso fito é muito simplesmente tirar fotografias e escrever uns textos o mais livres possível.

Anónimo disse...

Também possuo uma Diana toda original sem restauro apenas mantida a sua conservação do ano 1964 com motor Zündapp 3 velocidades .